Em primeiro lugar, é preciso detalhar o fato de que amortização nada mais é do que o termo que designa a parte da parcela destinada a reduzir o valor financiado inicialmente. A este, dá-se o nome de principal. Em paralelo, a outra parte da parcela paga os juros do mês vigente. Como, ao menos na teoria, o interesse do cliente está sempre interligado a reduzir o valor principal, as diferenças nos modalidades de amortização acabam necessitando de uma maior imersão.
Entre as principais características da tabela PRICE, por exemplo, ganham destaque parcelas iguais do começo ao fim do financiamento, amortização crescente, primeira prestação mais barata e última mais cara, saldo devedor reduzido lentamente, maior aplicação no financiamento veicular e montante de juros maior ao fim do prazo. Bastante coisa, não?
Já o SAC, além de ser mais corriqueiro em financiamentos imobiliários, tem como características as parcelas de valor decrescente, o que significa que elas começam maiores, mas vão diminuindo com o passar do tempo; amortização constante com valor fixo; primeira prestação mais cara e última mais barata; saldo devedor com redução levemente acelerada; e montante de juros que tende a ser menor ao fim do prazo.
Por padrão e conduta, a parcela inicial no SAC tende a ser sempre maior em relação à tabela PRICE. Entretanto, como o sufoco na hora de quitar as parcelas mais elevadas não dura para sempre, o sistema de amortização se caracteriza por reduzir o preço das prestações à medida em que o tempo passa, aliviando o caixa. Assim, confirma-se aquela máxima de que as últimas parcelas são sempre mais baratas que as primeiras.
Uma vez que a maioria dos bancos não aprova os financiamentos em que as prestações mensais se apresentam como maiores que 30% da renda familiar, acaba sendo crucial que fatores como valores financiados, prazos, juros e modalidades de amortizações, sejam elas SAC ou PRICE, resultem em parcelas que caibam no bolso de quem toma o empréstimo.
Para saber mais e acertar em cheio na escolha da categoria que melhor se enquadra à sua necessidade, não espere: entre em contato com a Avita agora mesmo!
É melhor usar a tabela PRICE ou SAC para comprar o imóvel?
14 abril, 2023
Dicas